Joomla!

Monday, Nov 18th

última atualização05:12:37 PM GMT

Você está aqui: Fique Antenado Você está aqui: Aberta visitação ao Memorial da Beata Assunta Marchetti

Aberta visitação ao Memorial da Beata Assunta Marchetti

memorialComo parte das comemorações pela beatificação ocorrida no dia 25 de outubro, em cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de São Paulo, na Praça da Sé, a Madre Assunta Marchetti ganhou um memorial dentro do antigo orfanato na Vila Prudente, onde trabalhou por anos. Em sua homenagem, hoje o orfanato se chama Associação Educadora e Beneficente Casa Madre Assunta Marchetti e desde 1991, seus restos mortais estão depositados em uma capela no local.

O novo memorial conta com objetos pessoais, fotografias, documentos e vídeo que ajudam a contar a história da madre. Também é possível conhecer o quarto onde ela viveu e passou seus últimos dias. No jardim, há uma imagem de bronze da madre, esculpida em sua terra natal.

Desde a inauguração não havia horário estipulado para visitas. Nesta semana, a direção do local anunciou que o espaço está aberto de segunda a sexta-feira das 9 às 10h e das 14 às 15h30, e aos sábados e domingos das 15 às 17h. A entrada é gratuita.

Memorial Madre Assunta Marchetti: rua do Orfanato, 883, Vila Prudente. Telefone: 2063-1269.

História

Nascida em Lombrici de Camaiore, na Itália, em 1871, Madre Assunta chegou ao Brasil em 1895 para colaborar com seu irmão, padre José Marchetti na missão de cuidar dos órfãos de imigrantes italianos e de escravos recém-libertados. Seu pioneirismo obrigou o bispo João Scalabrini a criar a ala feminina da Congregação de São Carlos Borromeu, da qual Madre Assunta foi cofundadora. Sua vida foi de exemplo de dedicação. Cumpriu seu magistério religioso ocupando todos os cargos da Congregação, desde Superiora Geral até o da mais simples missionária. Morreu em 1º de julho de 1948, aos 77 anos, depois de longa agonia oriunda de gangrena que a acometeu num acidente quando cuidava de órfãos.

Leia mais: 

Madre que cuidou de órfãos em Vila Prudente é beatificada na Catedral da Sé

Madre ganha monumento e memorial

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

FALE COM A FOLHA VP

Quer esclarecer dúvidas com
nossos repórteres? Fale conosco.