Habemus prefeitos regionais
Na edição de 12 de fevereiro deste ano, o prefeito eleito João Doria, ainda lutando para ser escolhido nas prévias do PSDB, visitava este hebdomadário para dar entrevista. Perguntado pelo presidente do jornal qual seria o critério para escolha dos subprefeitos, Doria mostrou-se contra a proposta de eleição dos mesmos. A seguir, afirmou que as indicações seriam feitas a partir de lista tríplice: uma do partido, uma de comum acordo com os vereadores e, outra, com a sociedade civil (entidades sociais, clubes de serviço, etc.), ressaltando no final que “apesar deste processo, o escolhido será trocado caso não cumpra a missão com responsabilidade”.
Na realidade, Doria falou como falam políticos em campanha, ou seja, conversa mole para boi dormir. Na última quarta-feira, dia 7, Farid Boulos, que manda e desmanda no diretório local do PSDB, mas não tem nenhum trabalho comunitário digno de nota, foi guindado a subprefeito de Vila Prudente sem qualquer consulta às lideranças da região e, subvertendo a indicação de vereadores eleitos, que farão parte da bancada situacionista na Câmara.
Pelo jeito, os tucanos ficarão com as 32 subprefeituras ou quase todas, dando migalhas aos que o apóiam na Câmara.
Habemus II
Considero apenas como um prêmio, enfim, um pagamento ao Farid a sua nomeação, pois ele apoiou Doria nas prévias dando-lhe (sob condições, é óbvio) os votos do pífio diretório tucano que ele e sua turma dominam. Nem vamos falar da competência administrativa do escolhido ou de sua capacidade política de integração com a comunidade, ambas qualidades a se conferir. Aqui, se discute apenas a estapafúrdia metodologia utilizada para nomear pessoas a um cargo tão delicado e importante. É a história se repetindo, apesar do discurso empolado do novo alcaide, enfatizando que vai dar um choque de gestão na cidade. Pois sim!
Fantasma do Shopping Capital
Tão logo foi anunciado prefeito da Regional da Sé, Eduardo Odloak (PSDB) voltou a ser lembrado por sua ligação no nebuloso caso do Shopping Capital, monumento fantasmagórico da avenida Paes de Barros. Odloak era subprefeito da Mooca na ocasião que se iniciaram os embates entre o Ministério Público e os donos do empreendimento, que construíram o prédio muito além do limite permitido. A Ação Civil Pública, que discute suposta “omissão” de fiscalização relativa à construção e operação do shopping está em tramitação.
Em rede social, Odloak afirma que está certo de sua inocência, tendo recorrido da decisão. Alega que, conforme a Justiça reconheceu, ele não obteve qualquer vantagem financeira no caso. Ainda de acordo com ele, a ação diz respeito a uma questão burocrática, que não resultou em prejuízo para a Prefeitura ou à população. Ressalta, no final, que ele próprio foi responsável pelo fechamento do shopping por quatro vezes.
Heva (Urgh*&¨!)
Em resposta à nota publicada nesta coluna, da última edição, a direção do Hospital Estadual de Vila Alpina, que utiliza o acrônimo do título, reconheceu que foi um lapso não citar no convite o nome de Henrique Altimeyer, líder que batalhou pela obra e é o patrono do hospital. Foi assegurado que Altimeyer será homenageado na celebração, através de seu filho Erich Altimeyer.
Lembramos que o projeto que deu o nome de Henrique Altimeyer ao hospital é de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), aqui da região.
E por falar nisso...
Na mesma linha de esquecimento e desprezo pela história, certa entidade do bairro está alardeando a comemoração do 12º aniversário de inauguração do Parque Lydia Natalízio Diogo. Só, que, na divulgação, citam o logradouro como Parque de Vila Prudente.
Para esses ingratos, lembro que a implantação do parque se deve à luta tenaz de um grupo liderado por este velho escriba, a partir de 1993, tendo como companheiros Osvaldo Santana, Benedito Lucente (Tubinha), Izaura Viscardi, Augusto Korps e Gilberto Mojaes Oliani, na ocasião, administrador regional de Vila Prudente. A Lei Nº 12.139, de 5 de julho de 1996, que criava o parque, é de autoria do então vereador Archibaldo Zancra. A obra de implantação do parque só aconteceria na gestão de Adriano Diogo, quando o mesmo era secretário do Verde e Meio Ambiente e, gastou na obra até o último centavo que dispunha. O nome da educadora Lydia Natalízio Diogo ao parque foi solicitado por mim à prefeita Marta Suplicy. Tudo isso está devidamente registrado e protocolado. É bom escrever estas coisas antes que falem que a Matriz de Santo Emídio foi construída pelos russos.
Advertia Santo Ambrósio: “A gratidão é o primeiro e mais imperioso dos deveres”.
Rádio na moita
Sem comunicar nem aos seus fiéis (tampouco a este jornal) foi colocada no ar, ou melhor, na internet, a Rádio Coração, sob a responsabilidade da Paróquia de Santo Emídio, que pode ser acessada através de www.radiocoracoesweb.com.
Conseg Vila Prudente
O Conselho Comunitário de Segurança de Vila Prudente – Conseg VP – reúne-se dia 12, às 19h30, no Salão Nobre do Círculo - Rua José Zappi, 120 – 1º andar. Estacionamento gratuito no local. Na pauta, o projeto “Vizinhança Solitária” que tem colaborado no combate à criminalidade na região. No mês de dezembro o Conseg VP estará em recesso, avisa o presidente Renato Chiantelli.
Balada de grife
A Turma do Café, que reúne a fina flor do São Lucas e adjacências, promove confraternização de fim de ano amanhã, dia 10, às 20h, na Rua Marechal Barbacena, 642 – Vila Regente Feijó. Na pauta, falar mal das nomeações e dos nomeados. Um dos organizadores do evento é o trêfego Julio César Olivieri.
Savalp
O sagaz Rubens Ribeiro, presidente da Sociedade Amigos de Vila Alpina (Savalp) envia carta à coluna expondo sucintamente o trabalho que vem sendo desenvolvido por sua entidade, apesar das agruras deste ano fatídico. Lembra, Ribeiro, que todos programas da Savalp foram realizados com recursos próprios, sem nenhuma ajuda do poder público.
Bazar beneficente
O Arsenal da Esperança realiza bazar beneficente amanha, dia 10, das 8h às 13h, na Rua Dr. Almeida Lima, 900 (próximo a Estação Bresser-Mooca do Metrô). Comprando qualquer das muitas mercadorias, você estará ajudando a entidade que atende crianças e adultos carentes.
Comentários
senado e de[censurado]do s, sem nenhuma condições de ser nem síndico de condominios. O povo vai continuar elegendo, ex-torneiros mecanicos, ex-sindicalistas, palhaços Tiririca, cantor de pagode, ex-jogador, ex-presidiario, etc...etc, que viva os sem-cultura, o país merece esta gente?
deste otimo jornal. um grande abraco p o ALCESTE,
sou fã do colunao!!
A FOLHA esta melhor a cada semana,muito bom o site!!
assuntos pertinentes do bairro serâo comentados com
mais frequencia,graç as a este querido jornal.
A FOLHAVP, agora põe a disposição de todos na internet para opinar, que tal agora aproveitando o momento pós-eleições fazer um pesquisa do que o povo quer?
Espero que o jornal divulgue estas medidas, para que possamos cobrar mais adiante (2014), e que não fiquem só em promessas de campanha como sempre foram.
Concordo plenamente com voce, que este assunto deva ser discutido com quem entende da mátéria, e, não por grupos que visam só seus interesses. Parabéns pela iniciativa.
Como vemos, há condição financeira de pagar seus precatórios, o que eles querem é nos roubar.
Principalmente para o nosso sofrido bairro de V.P....
Parafraseando Joseph De Maistre: "Cada povo tem o governo que merece". Cabe ressaltar que esta citação foi feita em repúdio às repúblicas e apoio às monarquias, mas ela é bem atual e cai direitinho no "jeitinho brasileiro", né?
O terreno em frente ao Metrô Itaquera onde querem construir o estádio do Corinthians é da prefeitura, maior, tem 198.000 m2, vale R$ 250 milhões, tem Metrô, trem, vai ter rodoviária, mais o Pólo Institucional Itaquera.
Este terreno é o ideal para esta Universidade Pública Federal, e não o terreno da Gazarra, o Corinthians/Odebrecht que comprem este terreno da Gazarra e construam lá o estádio, é particular.
A prefeitura pode doar este terreno do Metrô, é dela, é nosso, é do povo paulista, não tem que gastar nada mais.
A USP Leste está fechando 300 vagas, um dos motivos é o acesso, não há transporte público de qualidade, o mesmo acontecerá com o terreno da Gazarra na Av. Jacu-Pêssego 2.630 atrás do Parque do Carmo e outro motivo é que estatutariament e a USP não pode ter dois cursos igauis no mesmo município, por exemplo, duas faculdades de medicina, mas a UNIFESP pode, a Faculdade Paulista de Medicina é da UNIFESP e poderia ser construído ali neste terrreno de fácil acesso para 4 milhões de pessoas da ZL, Ferraz de Vasconcellos, Poá e Suzano, um Hospital Universitário Policlínico, como o Hospital das Clínicas, que já está saturado, seria a primeira escola de medicina da Zona Leste.
Questão de honestidade e consciência social.
caso. Volta para o mundo da caverna.
Já pedi para cancelar o cartão, mas até agora nada, assim até eu tenho lucros abusivos.É lamentável, cadê os orgão de defesa do consumidor?????
DE MENOS... ISTO E UMA VERGONHA !!!!!!!!
muito tempo, nao e a DILMA, e sim o SR LULA DA SILVA.
LAMENTAVEL..
Algumas vezes são colocados, mais muito pouco, e acabam logo, a frequência lá esta cada dia mais dis[censurado]d a, pena que trocam muito rápido os administradores por lá.
Obrigado FOLHAVP, por atender a meu pedido, ver a folha pela internet é bom, mas nada compara-se a folear as paginas do nosso excelente jornal.
Este cidadão foi fotografado pela revista VEJA, em reunião em hotel 5 estrela em Brasília, com ZÉ DIRCEU, acusado de chefe de Bando, ele nega tudo, logicamente, mas as imagem das fotos, revelam o que realmente aconteceu, revista veja 31/08/11, pág.74.
Lí a nota dos Escoteiros e a pedido do Fenando elenco algumas das ações que os escoteiros da Zona Leste tem realizado, algumas com a cobertura da Folha de Vila Prudente.
Inauguração do Parque Zilda Arns - Presentes Governador de SP, Prefeito de SP, Vereadores de SP, Subprefeito de Vila Prudente
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1450375-5605,00-SERRA+E+KASSAB+INAUGURAM+PARQUE+ZILDA+ARNS+NA+ZONA+LESTE+DE+SP.html
Plantio de arvores no parque ecológico da Vila Prudente, atividade conjunta com secretaria do Verde e Meio ambiente e Sub Prefeitura.
Multirão da catarata no Shoping Aricanduva, 50 grupos escoteiros trabalharam na organização e auxílio da população que buscou ajuda especializada.
Aniversários de Sapopemba, 99, 100 e 101 anos os escoteiros realizaram atividades cívicas, desfilaram, prestaram auxílio e informações à população
Espero que estes exemplos de atividades dos escoteiros possam contribuir para aclarar o assunto na coluna.
Meu nome é João Carlos Moreno, estou como Chefe de Grupo do 84º Grupo Escoteiro Temiminós que está em atividade no Bairro de Vila Ema desde 1976.
Essa semana levei meu afilhado ao Arthur Friedenreich para brincar, fiquei pasmo com descuido e descaso do dinheiro publico. Indo mais alem, fui fotografar meu afilhado e fui barrado por um segurança que informou que não pode, alegando que meu equipamento é profissional, .Ai pergunto, mais pode ter marginais rodando pelo clube fumando maconha livremente, brinquedos enferrujados, etc... Por caso sera que ele tem medo que fotografe algo que eles não queiram?
Alerta...
este sim era conhecido....
Evidente que não, o homem tá morto, e não vai render votos né?
Grata,
O certo e ideal é que vocês, sanguessugas ( não escrevam isto, pois não tenho coragem de admitir que este é meu pensamento ) esperem passiva e pacificamente pelas benesses concedidas por cidadãos de bem e cristãos como eu, sem jamais apelar à violência e sem exigir demais. Nós, cidadãos de bem, mal podemos esperar pela chance de praticar o bem para pessoas inferiores e, assim, aplacamos a culpa em nossas consciências enquanto trocamos elogios em convescotes promovidos por associações de moradores, associações comerciais, Rotary Club e demais grupos de interesses do qual fazemos parte. Claro que nós, cidadãos de bem, jamais desejaremos saber como as riquezas foram conquistadas por alguns ( poucos ) indivíduos no Brasil e não faremos perguntas constrangedoras a esse respeito, pois as migalhas a que ansiamos por nossa obediência poderão jamais aparecer, e toda nossa humildade invejosa terá sido em vão.
Referente ao assim provisoriamente chamado "Parque da Esso", assunto tantas vezes abordado neste Colunão, quero manifestar que a cobiça imobiliária tem todo interesse em que o projeto caia no esquecimento público pois na penumbra dos bastidores e na calada da noite vai ganhando o tempo e os votos necessários para impedir a aprovação do Parque. A propósito, nosso atual prefeito já vai tarde e não deixa saudades.
Lembro um caso semelhante ocorrido anos atrás - o do Parque do Piqueri - quando na ocasião os frequentadores fizeram um esforço monumental para integrar o terreno anexo que estava em litígio. Resultado: a causa foi perdida para as construtoras. Omissão criminosa do poder público. A consequência foi um desastre ambiental: muralhas de concreto ergueram-se junto (junto mesmo) ao muro do Parque e sufocaram todo o ambiente. Os prejuizos foram irreparáveis e irreveríveis.
Aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho.
"com o quê você acha que a Rua Tomás Izzo ficou parecida, depois da instalação do canteiro de obras do metrô Vila Mariana?" Poderia iniciar até com o meu ponto de vista : "depois da instalação do canteiro de obras do metrô Vila Mariana, a nossa ex-aconchegante Rua Tomás Izzo ficou parecida com uma plataforma para extração de petróleo".
A leitura de alguns livros e textos poderá ajudar as pessoas a entenderem o por quê delas pensarem o que pensam:
1- O Brasil Privatizado ( de Aloysio Biondi, que "traduziu o economês" de verdade ) para que entendam o que foi a tal "herança maldita" da gangue de FHC;
2 - A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr, que mostra como José Serra e sua filha ficaram triliardários "honestamente" ( como atestou o ministro aposentado do STM – SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR – Flávio Bierrenbach, "Serra entrou pobre e saiu rico do governo Montoro" );
3 - o texto "Sua Excelência Robert Rubin, Presidente do Brasil", do jornalista americano Greg Palast, que mostra como o estelionatário FHC quebrou o Brasil e comprou a reeleição, alegando que salvaria o real para, depois de 15 dias reeleito, a moeda naufragar e U$ 40 bi de dólares de "ajuda" do FMI evaporarem;
4 - Sobre FHC, basta dizer que o então presidente Itamar Franco - cuja equipe criou o Real, e não FHC - intituiu a Comissão Especial de Investigação, formada por notáveis como Modesto Carvalhosa e Cândido Mendes, com a missão de combater a corrupção. Eleito em 1994, após 15 dias FHC extinguiu a comissão;
5 - sobre a imprensa golpista ( e é mesmo, apesar do próprio governo do PT financiá-la ), basta ler a obra "Padrões de manipulação na grande imprensa" de Perseu Abramo. Contra este imprensalão, a Internet Livre ( por enquanto, já que o verdadeiro criador do Mensalão, o ex-Presidente do PSDB, Eduardo Azeredo tenta, a todo custo, censurar a rede ) está atuando vitoriosamente;
6 - Bom, o Tiririca quem elegeu foi o povo paulista, já que foi o de[censurado]do federal mais votado no Estado Bandeirante. E não está se saindo mal.
8 - Bom, se lembrar de mais alguma coisa, eu retorno. Abraços.
Transmito a você e toda a direção da FVP meus parabéns pela tenacidade e persistência com que tem sido tratada a questão da implantação do “Parque da Esso”. Somente assim o assunto se mantém aceso. Além disso as matérias mostram que há um intrincado caminho a ser trilhado até que a aprovação seja alcançada.
Eu me comuniquei com o recém nomeado secretário do Verde e Maio Ambiente Ricardo Teixeira, vereador cuja base está aqui na nossa região, solicitando sua posição, contudo a resposta foi um silêncio ensurdecedor. Em paralelo estamos assistindo a troca de figurinhas entre o vereador Adilson Amadeu e a vereadora Edir Sales, transparecendo que há entre ambos uma dis[censurado] para assumir a primazia da possível conquista.
Estou sentindo um cheiro de feijão queimado , isto é, parece-me que este é mais um tema que vai ser negociado no submundo da Câmara Municipal.
Mas de imediato há uma informação técnica que depende da CETESB: o prazo para a descontaminação do terreno. Essa resposta é fundamental porque está represando toda a sequência de eventos que a partir de então deverão se suceder. Portanto a CETESB é a bola da vez.
Enquanto isso os especuladores entrincheirados aguardam pacientemente o feijão queimar de vez...
Um abraço.
Isto se aplica a qualquer situação, até no troco do supermercado que recebemos a mais (é bom devolver). Também se aplica às demais situações que envolvam abusos por parte de religiosos, como no caso recente do padre do RJ, que foi filmado embaixo de um quadro de Jesus Cristo, abusando de uma garota de 15 anos. O apresentador da TV ainda chamou a atençao para este lance. É só.
Bom, pra quem se dirige ( público vilaprudentino e mooquense ) o comentário do colunista tá bom demais.
NAO VAI COMENTAR O ASSUNTO ?
*
Caminhamos para um desfecho lamentável na luta para a instalação de um parque no antigo terreno da Esso, conforme as piores espectativas previstas (vejam comentário de 18.11.12).
De acordo com matéria publicada na FVP da edição de 22.03.13, o terreno pertence agora à Construtora São José. Pergunto: a citada construtora investiria num empreendimento cujo terreno tem previsão de ser desapropriado ?
Somos todos testemunhas da fraca atuação dos nossos ilustres vereadores e da omissão do poder público no sentido de se concretizar o projeto do Parque: lá se vão 10 anos de discussões.
Só nos resta a esperança de que a mobilização popular desperte a VONTADE POLÍTICA, necessária e mandatória para que esta luta tenha outro desfecho.
E querer alguma ajuda de algum político entao nem pensar.
Se quiser algum parque perto de casa, faca como eu, mude para o Interior, aqui tem vários......
Nós da comunidade do linhas ( Favela do Linhas Corrente )
gostaríamos de saber si haverá urbanização da comunidade ou sera feito C.D.H.U. ou infelizmente nada...estamos assustados e com medo do futuro cada vez mais inserto que enfrentamos
se alguém souber alguma coisa ou ate mesmo saiba de detalhes importantes sobre no informe por favor.
jardemour.pedrofdl@hotmai l.com
Seria ideal conhecermos a íntegra da carta de Branda, pois talvez ali estejam enumerados outros assaltos cometidos contra o bolso do trabalhador, como aquele que acabou, no fim das contas, provocando a criação do FGTS, ou seja, o fim de sua estabilidade trabalhista ( Convenção 158-OIT que estabelece a garantia de emprego ) , solapada pelo regime militar para favorecer os empresários, os estrangeiros sobretudo, de acordo com o testemunho do insuspeito Roberto Campos http://www.cartilhadofgts.com.br/?category_name=criacao.
De qualquer maneira, também acalentamos o sonho de retornarmos à justa carga horária de 12 a 14 horas diárias e da chibata educadora. O País precisa disso!! E precisa de pessoas que, coerentes com seus princípios, abram mão de seus direitos trabalhistas - conquistados por outros, diga-se de passagem - como forma de denunciar esse estado de coisas.
De acordo com sua abordagem, o nobre vereador mostrou que está des[censurado] da vontade popular e fora de sintonia com o propósito da reinvindicação. Declarar que participa de tratativas para conseguir que uma parte do terreno seja destinada ao parque, atesta a sua capitulação diante do poder dos proprietários da área. A propósito, note-se que com esta manobra a construtora busca valorizar ainda mais o empreendimento. Mais ainda, por quê o digníssimo vereador estaria alinhado ou engajado com a sugestiva opção de cessão parcial do terreno ? Neste aspecto o texto deveria ser mais claro explicitando os motivos da sua adesão à esta alternativa faz-de-conta (ou me engana que eu gosto).
Que todos os eleitores estejam atentos aos próximos passos do Sr. Adilson Amadeu pois suas infelizes declarações o tornaram altamente suspeito de sabotar a luta de todos os munícipes da região pela implantação do Parque Verde da Mooca.
Olá, boa tarde. Sou o presidente da primeira cooperativa de reciclagem da Favela da Vila Prudente a favela mais velha de São Paulo, chamada COOPERATIVA RECIFAVELA.
Estou vendo que vocês mencionaram o nome da cooperativa na coluna da sua matéria e junto a isso acrescentaram um monte de calunias e sem nem ao menos comunicar a RECIFAVELA para saber se estes dados são reais. Quero deixar bem claro a todos aqui que esta matéria que foi colocada neste jornal que muita pessoas tem grande respeito foi anti ético e maldoso com finalidade apenas de querer prejudicar este trabalho e não sabemos o porquê disso. Realizamos trabalho da coleta seletiva há 6 anos e trabalhamos com cerca de 20 cooperados de coleta seletiva. E quem quiser nos conhecer e ter informações verdadeiras pode ligar para RECIFAVELA e nos visitar nosso numero é 34352655.
Vou desenhar, mas de outra maneira: "A pergunta que não quer calar é: como a Prefeitura vai se virar se todos esses passageiros estressados de ônibus - e Metrô, que está às voltas com o Tremsalão, do qual a imprensa pouco fala, talvez para proteger tucanos como Serra, Andrea Matarazzo e a memória do "impoluto" Covas - resolverem deixar de ser humilhados e abandonarem EM MASSA E TODOS AO MESMO TEMPO ( como sugere o colonista ) e passarem a se locomover por meio de automóveis?"
Irreal, portanto.
Cresce poder do vereador do PSDB sobre jornal da família Frias; nesta segunda-feira 20, Folha de S. Paulo dá em manchete lista de subornos pagos pela Alstom, em 1998, para "a Secretaria de Energia"; secretário de Energia na ocasião era Andrea Matarazzo, mas nome dele não aparece na capa do jornal; foto também não; identificação só vai surgir na 40ª linha e no pé de um box na página A4; no sábado, em página nobre, ele assinou artigo sobre rolezinhos, mas na vida real Matarazzo é o principal suspeito de ter embolsado propina de R$ 1,56 milhão; blindagem tem a ver com o fato de ele ser amigo pessoal de José Serra e ter sido tesoureiro da campanha à reeleição de Fernando Henrique Cardoso?
http://www.brasil247.com/+ljfev
Assim que recebo a Folha, vou diretamente para o seu Colunão. Seus comentários são pertinentes, com a dose exata de acidez e, no geral, acertando em cheio os mais abusados. Porém, nesta ultima edição, me deparo com sua sugestão em promover os tais "rolês". Fiquei bastante admirado e, porque não, decepcionado... Obviamente que o senhor não vive em razão das decepções, ou mesmo opiniões alheias, mas, ocorre que, independente do tom utilizado em suas escritas, o equilíbrio sempre esteve presente. É sabido que um erro não justifica o outro, tampouco o isenta, e de mais a mais, é bom não criar rabo: as pessoas vão pisoteá-lo sem dó. Enfim, gostaria de vê-lo retornar ao bom juízo e não passando para o lado de quem, ao invés de usar a pena, prefere a espada. Grande abraço!
dos imigrantes que passaram pela região, vindos de vários países da Europa? Se uma só raça de descendentes tomar a VZ para si, os demais de outros países da Europa vão se sentir meio que "bulinados", excluídos, com gosto de "apartaid". Então poderia ficar assim : "visite a Vila Zelina, um pedacinho da Europa em São Paulo". Não é lindo e nem um pouco separatista? Obrigada e um abraço !
Só para citar alguns exemplos. O bairro do Parque da Mooca, pertence a dois subdistritos; ao do Alto da Mooca e a Vila Prudente, a maior parte do Parque da Mooca está dentro do subdistrito de Vila Prudente.
Olhando os mapas, podemos constatar que a sede social do Clube Atlético Juventus, o hospital São Cristóvão, a UniCapital, o Mcdonalds da Paes de Barros, o hospital João XXIII, estão localizados no bairro do Parque da Mooca, subdistrito de Vila Prudente.
Agora o Sonda Supermercados e o Mooca Plaza, nem no Parque da Mooca estão, e tem a cara de pau de afirmarem que são empresas da Mooca, acho que os responsáveis por estes grupos comerciais não sabem (deveriam o ler o excelente livro do senhor Zadra), mas a rua Capitão Pacheco Chaves, foi a primeira rua do bairro oficializada pela prefeitura, com o nome de rua Vila Prudente, que já era conhecida por essas bandas como estrada da Vila Prudente. Na minha opinião, a Pacheco Chaves deveria ser rebatizada com o nome da Vila Prudente, pois foi nossa primeira e mais importante rua, somente no fim dos anos 20, que algum espertalhão resolveu mudar o nome da via, pena que na época, os moradores não protestaram contra a mudança.
Finalizando, o maior assinte a inteligência humana, é o nome daquele condomínio de prédios; Jardins da Mooca, o nome correto deveria ser Jardins da Vila Prudente, pois ali é Largo da Vila Prudente, não tem nada que referencie a Mooca, p/ ter o nome da bairro vizinho.
Sei não, mas do jeito que estão fazendo, Vila Prudente se resumira a favela e enchente, todo o resto será Mooca.
Obrigado pela atenção.
Vida longa e muito sucesso a Folha da Vila Pudente!
Paulo Santos.
Sem o apoio do Círculo, provavelmente o evento terá o mesmo destino da Festa de Santo Emídio, pois com o fim da parceria entre a instituição e a paroquia há anos atrás, a festa de Santo Emídio, que era uma das maiores festas de rua de SP, praticamente acabou, e hoje se resume a um simples jantar no salão paroquial.
Mas compreendo a atitude do Círculo, porque estamos num momento de forte crise econômica e grandes eventos, demandam muitos recursos humanos e financeiros, que acabam inviabilizando suas realizações.
Por enquanto é certo que a promessa de que construir monotrilho seria mais rápido e barato do que o metrô tradicional, caiu por terra faz tempo.
Outra coisa que não entendo, é o fato das novas estações subterrâneas do metrô não serem enterradas como as da avenida Paulista e da linha 1. Estão construindo estações com áreas externas gigantes, e assim são necessárias diversas desapropriações , tipo, a estação VP é linda, por fora parece até um museu, mas não vejo necessidade com partes externas tão grandes assim. Pq conceito de metrô sempre foi: " um buraco no chão", mas nos últimos anos não é o que vemos, mas obras faraônicas o que acaba destoando do conceito original sobre esse tipo de modal de transporte público.
Sem o apoio do CTVP, a Vila Prudente não teria conseguido importantes conquistas como o Parque Ecológico e as 2 estações de metrô que temos hoje. Isso sem falar do exemplar trabalho social que é realizado pela instituição, desde o tempo do saudoso padre Damião de veneranda memória.
Essa praça foi batizada com o nome da instituição, em 1993, mas foi reemplacada na gestão Kassab, somente com o nome de praça Rotary, sem mencionar o nome de Vila Prudente, este erro precisa ser corrigido, até porque ali é subdistrito de Vila Prudente, e o nome foi dado em homenagem ao Rotary do nosso bairro.
Primeiro com a Erundina, que criou os atuais distritos municipais da cidade, e boa parte da VP, foi entregue aos distritos da Mooca e Agua Rasa. Depois a Martaxa, que transformou as as antigas Administrações Regionais nas atuais Subprefeituras, e por um triz a da VP não foi extinta, e anexada a da Mooca. E agora na gestão Haddad, a sub. da VP, sem comando, sem técnicos, sem funcionários, ou seja, sem nada.
Além disso, a subprefeitura da VP, é uma das que tem menor participação no orçamento da cidade, as verbas são mínimas, e a Prefeitura não realizou nem uma obra importante na região, a única que merece aplausos da comunidade, foi a reforma da UBS da VP, que estava caindo aos pedaços há anos, e o Haddad mandou reformar, o resultado final ficou muito bom, mas de resto, não fez nada por VP.
E a outra importante notícia é a declaração por parte da Prefeitura, de que parte da antiga chácara dos Nothmann é área remanescente de mata atlântica, então possivelmente teremos ali o futuro Parque da Vila Ema, agora é torcer p/ que o parque se torne uma realidade o mais breve possível.
Sobre a tal Sanay, considero está construtora e demais empresas que desprezam nosso subdistrito de VP, como personae non gratae, pois ganham dinheiro na VP, mas vangloriam a Mooca.
Os exemplos mais gritantes são os da Sanay com o tal Viva Mooca bem na rua Maria Dafré, o condomínio Jardins da Mooca no largo da VP, Estações Mooca da Even construtora, Mooca Plaza da construtora São José, administrado pela BRMails.
Também o Sonda Supermercado, que a época de sua inauguração em 2001, até 2012, se apresentava como um supermercado da Vila Prudente, tinha uns quadros com imagens históricas da VP e seus fundadores na entrada da loja, mas ai, em 2012, após um novo presidente assumir o grupo Sonda, decidiram mudar o marketing da loja, que depois de reformada passou a ser unidade Mooca ou Pq da Mooca.
Isso sem citar algumas empresas localizadas na Paes de Barros (antiga rua 20 da VP) no trecho a partir da Chamantá, que se dizem localizadas na Mooca, fico realmente muito triste em ver que pessoas e empresas da própria VP, são ingratas com o lugar onde moram ou trabalham
Por isso defendo que a rua Pacheco Chaves, assim como o viaduto de mesmo nome, passem a se chamar rua e viaduto da Vila Prudente, até pq isso seria um resgate histórico, já que a Pacheco Chaves, antes de ter esse nome se chamava estrada da VP. A estação Ipiranga, também deveria ter o nome mudado p/ Estação Vila Prudente da CPTM, pq ali pertence ao nosso subdistrito, tá certo que a estação foi inaugurada antes da fundação da VP, mas a partir do momento que o bairro se estabeleceu, passou a ser um equivoco manter o nome da estação como Ipiranga , este erro histórico precisa ser corrigido.
Muitas instituições de Vila Prudente estão sediadas na Vila Alpina, como o Senai, hospital, 56º DP, Cemitério, Pq Ecológico, antigo Arthur Friedenreich, Igreja Ortodoxa Russa.
Enfim, Vila Alpina é um bairro com forte presença russa, um lugar excelente para se viver, e tem se valorizado bastante nos últimos anos. Viva a V. Alpina !
VP precisa de várias obras de drenagens em suas vias, com a ampliação e reconstrução de galerias de águas pluviais nas ruas José Zappi, Umuarama, Orfanato, Pacheco Chaves, Ibitirama, Sete Pontes, Camacá etc.. espero que o próximo prefeito assuma o compromisso com a comunidade vilaprudentina, e realize essas obras de suma importância para o nosso subdistrito.
O projeto original do metrô, previa que ao chegar em VP, as obras seguiriam até Cidade Tiradentes como metrô, mas não sabemos porque o Serra resolveu mudar os projetos metroviários para VP. Alegou-se na época, que seria melhor construir o monolixo, pois era uma obra mais rápida e barata de se fazer do que o bom e velho metrô. Hoje passados mais de 6 anos das falsas promessas do Serra, sabemos o quão rápida e barata é essa porcaria de monotrilho.
P.S. Pelo visto o banana do Alckmin gostou da ideia de jerico do Serra, pois ele decidiu construir o mesmo tipo de modal de transportes na região do Morumbi, e por lá as constatações são as mesmas que vemos aqui na VP. E ainda quer levar o monolixo pra São Bernardo, acho então que a população do ABC deveria se mobilizar contra o monotrilho na região, e exigir do Governo Alckmin que crie vergonha na cara, e construa metrô de verdade, e não trenzinho de brinquedo pra "inglês ver'.
Parabéns pelo aniversário, e saúde e vida longa ao senhor Newton Zadra, a maior liderança comunitária de todo o subdistrito de Vila Prudente !!!